O QUE FAZER EM MANAUS?

PARQUE PASSEIO DO MINDÚ

Quer ter a oportunidade de observar e apreciar um pouco da fauna silvestre de Manaus? Então vá ao Parque Municipal do Mindu, uma unidade de conservação administrada pela Prefeitura de Manaus. Visitar o Mindu, como é mais conhecido, oferece uma sensação lúdica e prazerosa, especialmente para quem quer fugir do ambiente de cidade grande.

Com sorte e atenção, é possível se deparar com pequenos mamíferos que habitam o local, como cotias e pacas. Com mais atenção, o visitante pode avistar uma preguiça dependurada na árvore ou mesmo alguns primatas. É o caso do sauim-de-coleira ou sauim de Manaus, um pequeno macaco endêmico da capital amazonense. O sauim-de-coleira é um dos animais com maior risco de extinção da Amazônia e seu habitat é restrito às florestas da capital amazonense.

Nas copas das árvores e no céu do Parque do Mindu também é comum avistar aves de pequeno e grande porte, inclusive tucanos e araras.

O ambiente é acolhedor para quem gosta de contato com a natureza amazônica em plena zona urbana. O local é tranquilo, sendo possível ouvir cantos dos pássaros, especialmente no início e no final do dia.

O Parque do Mindu foi criado em 1993 pela Prefeitura de Manaus e sua área tem mais de 40 hectares. O parque oferece ao visitante oportunidade de caminhadas em trilhas sinalizadas. Há passarelas que adentram a floresta. É durante essas caminhadas que é possível observar os bichos – que estão sempre se deslocando de uma área a outra atrás de comida e abrigo.

O Parque oferece também uma estrutura ao visitante que inclui um anfiteatro, banheiros, bibliotecas, chapéus-de-palha e lanchonetes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), responsável pela gestão do Parque do Mindu, também realiza programações específicas no local, conforme seu cronograma.

O nome “Mindu” é uma referência a um dos igarapés (curso d´água típico de Manaus) mais conhecidos da cidade. O Mindu é o mais extenso igarapé de Manaus. É justamente nas margens do Parque que ele está mais visível, lutando para fugir dos impactos ambientais e da poluição.

Há um amplo estacionado na entrada e o visitante precisa ir caminhando alguns metros até chegar nas áreas mais próximas das trilhas e das pontes suspensas.

O Parque do Mindu passou por obras de revitalização de sua estrutura física, recebendo um novo orquidário e um Centro de Atendimento ao Visitante. Também foi feito trabalho de recomposição florestal, com o plantio de espécies nativas ornamentais e medicinais e reflorestamento das áreas de clareira.

PARQUE MUNICIPAL DO MINDU
Endereço: rua Perimetral, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

Visitação: terça-feira a domingo, de 8h às 17h.
Entrada: gratuita