O QUE FAZER EM MANAUS?

JARDIM BOTÂNICO ADOLPHO DUCKE

Quem sobrevoa a Zona Leste de Manaus se encanta com a beleza e grandiosidade da Reserva Florestal Adolpho Ducke, espalhando-se por cerca de 100 km2. Agora, a curiosidade natural sobre o que existe por debaixo das copas desse gigante tapete natural já pode ser saciada em uma visita ao Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke.

O Jardim é o mais novo espaço oferecido pela Cidade aos seus habitantes e turistas nacionais e estrangeiros, tornando realidade o desejo dos que buscam a emoção de desvendar as maravilhas da biodiversidade amazônica contidas na Reserva. Logo à entrada, ergue-se um complexo básico de edificações, composto por um monumento alusivo às madeiras nobres da Amazônia, um pavilhão de eventos, uma cantina, uma biblioteca, salas administrativas, salas de serviços gerais, banheiros e viveiros de mudas.

Em seguida, o visitante defronta-se com as trilhas interpretativas, em ambiente (minimamente) alterado apenas para a abertura dos caminhos que levam às florestas de platô e de terra firme. Ao longo dos séculos, os jardins botânicos têm sido instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento científico-cultural, berço de considerável patrimônio florístico, proporcionando material para estudos e pesquisas, promovendo a conservação da flora e a proteção de espécies ameaçadas de extinção. O Jardim Botânico Adolpho Ducke é um dos poucos no mundo a nascer com forte apelo ambiental e social no processo de urbanismo da Cidade.

 As comunidades do entorno estão sendo estimuladas e preparadas a trabalhar na confecção e venda de produtos artesanais e na prestação de serviços. Os adultos prestarão serviços de limpeza, vigilância e jardinagem.Quanto aos jovens, já começam a ser selecionados para serem incorporados ao projeto Guias do Parque. Além do trabalho, as comunidades também integram os programas de educação ambiental, organizados com o objetivo de fazer com que possa ser melhor compreendida e assimilada a importância da preservação da Reserva, como fator de qualidade ambiental para toda a Cidade.

Assim, o logradouro oferece à comunidade, sistematicamente, todo um conjunto de atividades de relevante interesse cultural e ambiental.

SERVIÇOS OFERECIDOS
 • Trilhas interpretativas, com serviço de guias;
 • Biblioteca especializada em atender os que procuram informações sobre botânica e meio ambiente;
 • Acervo dirigido aos estudantes do ensino médio e fundamental;
 • Exposições, eventos e cursos com temas ambientais;
 • Educação ambiental;
 • Produção de mudas;
 • Espaços para o desenvolvimento de pesquisas.

As visitas ao Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke permitem uma estreita intimidade com a floresta, que pode ser percorrida ao longo de quase 3 km, através de trilhas interpretativas. O contraste entre as árvores altas e baixas, a invasão dos raios de sol mata adentro, cipós, trepadeiras, troncos jovens e antigos, cogumelos, fungos e flores; o canto de dezenas de pássaros, os sons característicos dos animais que habitam o local, tudo, enfim, encontra-se à disposição dos sentidos atentos de quem souber decifrar e compreender as belezas do lugar.

JARDIM BOTÂNICO DE MANAUS ADOLPHO DUCKE
Rua Uirapuru, s/n - Cidade de Deus  - Zona Leste
Fone: (92) 642-1010 Ramal 218 
Manaus, Am

FUNCIONAMENTO
Centro Administrativo: terças-feiras aos domingos, das 08:00h às 18:00h.
Trilhas ecológicas: terças-feiras aos domingos, das 08:30h às 12:00h e das 14:30h às 16:00h.

Fonte:www.amazonasconvention.com.br